O envelhecimento é um processo natural do corpo que acontece desde o momento em que nascemos e nos acompanha durante toda a nossa vida. Portanto, a perda progressiva das funções do nosso corpo é uma continuação que não podemos impedir, mas podemos guiar o nosso corpo para um envelhecimento saudável.
A Rose Life traz dicas da doutora Renata Albano, especialista em ginecologia e atuante no sul da Bahia, para um envelhecimento saudável. Aliás, não podemos controlar se envelhecemos ou não, mas podemos controlar como envelhecemos!
Afinal, com o avanço da medicina, hoje temos o conhecimento da capacidade de ativar ou desativar genes bons e ruins, controlando o envelhecimento através do nosso estilo de vida. Porém, fatores como alimentação saudável, manejo do estresse, qualidade do sono e prática de atividade física, são os pilares da saúde e envelhecimento saudável.
O que é “inflammageing”? O envelhecimento associado a inflamação.
Esse termo é utilizado na medicina para o envelhecimento associado a inflamação, através do estresse oxidativo. Afinal, o estresse oxidativo é o estado de inflamação crônica de baixo grau, acarretado pela maior produção de radicais livres do que antioxidantes pelo nosso próprio corpo.
Essa inflamação desencadeia uma série de reações e doenças em diversas áreas do nosso corpo, veja a seguir:
- Resistência insulínica e diabetes tipo II;
- Declínio da cognição com aumento de demência;
- Redução da imunidade;
- Aumento da gordura corporal e diminuição da mobilidade com osteoartrites;
- Deposição de placas de gordura nas artérias;
- Disbiose (desequilíbrio da nossa microbiota do corpo);
- Câncer.
No momento em que sentir alguma alteração no seu corpo, fique atento às reações e busque ajuda médica ao sentir os sintomas.
Quais hábitos aumentam o “inflammageing” e o envelhecimento acelerado?
Vale a pena saber que os maus hábitos podem desencadear inflamação no corpo e agravar em sérios problemas na saúde. Portanto fique atento!
Entre os motivos que agravam o “inflammageing” podemos citar:
- Alimentação inflamatória;
- Sedentarismo;
- Má qualidade de sono;
- Estresse crônico;
- Tabagismo;
- Poluição ambiental;
- Metal pesado em cosméticos.
Busque um estilo de vida saudável e fuja dos motivos citados acima, os fatores que desencadeiam a inflamação no seu organismo. Portanto fique atento aos sinais!
Como controlar?
Você pode aumentar os níveis de antioxidantes no corpo através de alimentação controlada e exercícios que trabalhem o corpo e a mente, no entanto, cuidado para não ultrapassar seus limites.
Então é indicado a redução no consumo de carnes vermelhas e outras proteínas animais, bem como a redução da gordura de má qualidade, açúcar e farinha de trigo branca. Portanto, escolha o consumo de fibras solúveis e insolúveis, chá verde, café e romã, para o estímulo de boas bactérias no corpo.
Fique atento!
Para o aumento na produção de oxidantes, fique atento ou busque alimentos que contenham as seguintes substâncias:
- Curcumina (ex.: cúrcuma);
- Catequina (ex.: chá verde);
- Apigenina (ex.: brócolis, salsa, orégano e aipo);
- Licopeno (ex.: tomate cozido, goiaba, melancia, mamão);
- Resveratrol (ex.: casca da uva, amendoim e hibisco);
- Kaempferol (ex.: chá verde e preto, pitanga, caju e couve);
- Saponinas (ex.: graos e leguminosas);
- Alcaloides (ex.: pimenta);
- Quercetina (ex.: brócolis, maçã, cebola e cereja);
- Luteolína (ex.: alcachofra);
- Organosulfurado (ex.: alho);
- Astaxantina (ex.: alga liofilizada).
Vale lembrar
Além da alimentação, vale também a prática regular de exercício físico e mental. Afinal, o exercício físico é responsável pela produção de hormônios associados à melhora do metabolismo e o exercício mental estimula o mindfulness.
Por isso, busque uma melhora na qualidade de vida, na qualidade do sono e proporcione para si mesmo e todos ao seu redor um ambiente de paz e tranquilidade. Essa é a chave para um bom envelhecimento de forma saudável e tranquila.
Vale lembrar que as dicas descritas aqui são indicações genéricas e não uma avaliação especializada. Portanto não deve jamais segui-las sem um acompanhamento médico! Assim, consulte o seu médico especializado e faça uma avaliação completa para o seu perfil. Caso precise de ajuda, a Equipe Rose Life está aqui para lhe auxiliar nesse processo de busca ao bem-estar e melhoria na qualidade de vida. Portanto não perca tempo e vá em busca de si, do seu futuro!